Pasárgada

…Cheguei no momento da criação do mundo e resolvi não existir. Cheguei ao zero-espaço, ao nada-tempo, ao eu coincidente com vós-tudo, e conclui: No meio do nevoeiro é preciso conduzir o barco devagar.


Serei o que fui, logo que deixe de ser o que sou; porque quando fui forçado a ser o que sou, foi porque era o que fui.

Pesquisar em

Páginas

sábado, 5 de janeiro de 2019

A VIDA RELIGIOSA EM COMUNIDADE FRATERNA




1 – O SENTIDO DE PERTENÇA
                (Act. 4,32-37)
Na Vida religiosa a palavra "pertença" não deve ser usada com o significado corriqueiro do verbo "pertencer". Para nós, pertença não é apenas o ser parte, é mais. É principalmente fazer parte activa. Está relacionada a uma ideia de enraizamento, de integração e interacção plenas, em que o indivíduo constrói e é construído, em que se sente "vento" e "vela", em que planeia e também se vê parte de um projecto, em que modifica e é modificado. A Religiosa pode ser numa ocasião, o agente que dá força, dá ânimo, auxilia, suporta outra Irmã e, em outra ocasião, é ela própria que, necessitando do mesmo tratamento, o recebe de suas Irmãs. Assim, às vezes é “vento’, outras vezes é “vela”.
As que estão repletas do "espírito de pertença" comungam do mesmo propósito, seguindo o exemplo das primeiras comunidades cristãs: “A multidão (...) era um só coração e uma só alma...” (At 4,32).
Embebidas pelo espírito de pertença, as Irmãs têm o desejo de ver outras Irmãs recebendo as mesmas graças que as Fraternidades têm derramado sobre elas. O seu ideal é promover o fortalecimento e a expansão do Instituto, e para isso trabalham no sentido de vê-la crescer e de surgirem novas Fraternidades. Estão animadas por um ideal comum e desejam com alegria o que é bom para todas.
A primeira característica de quem está cheia do espírito de pertença é o seu desejo de servir desinteressadamente como ensinou Jesus (Mc 10, 45); ser cristão é assumir como lema de vida o serviço aos irmãos.
O espírito de pertença está fortemente relacionado ao serviço, à doação de si às outras Irmãs e ao Instituto. As Fraternidades nos dão muitas forças e quem entende isso passa também a querer dar às demais o que tem recebido. Na sua primeira carta, Pedro exorta os irmãos: "Todos vós, conforme o dom que cada um recebeu, consagrai-vos ao serviço uns dos outros, como bons dispenseiros da multiforme graça de Deus" (1 Pd 4,10). Dessa forma torna-se possível dizer: Eu pertenço à Associação das Irmãs da Visitação de Maria, dela me nutro, a ela me doo - mística.
A pertença também anda ao lado da fidelidade. Esta fidelidade é indissociável da responsabilidade que deve ter toda Irmã em relação à Associação. Em qualquer nível é a fidelidade que identifica o sentimento de pertença a esta Família Religiosa. Como na parábola dos talentos, a Associação precisa de Irmãs fiéis. A estas será dada a devida recompensa:
"Parabéns, servo bom e fiel! Como te mostraste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da alegria do teu senhor!" (Mt 25, 21). Se a Irmã enterra o talento recebido, que ocupação terá, já que abandonou o seu instrumento de trabalho?
Se a pertença é serviço e fidelidade, o serviço e a fidelidade são o Amor. Não existe amor maior do que doar a sua vida pelos amigos ( Jo 15, 13).
É dedicando a sua vida e doando do seu amor que se pratica a pertença e, por sua vez, essa atitude nos faz receber amor de volta. Santo Agostinho nos diz que "só o amor conhece o segredo de enriquecer cada vez mais a si mesmo dando-o aos outros”.
A pertença, portanto, implica  amor à Associação. Compromisso, acção, fidelidade e zelo são suas palavras - chave. É com essa compreensão (ideia) que a Irmã da Visitação pode dizer: O Amor me compromete, me faz parte activa, me torna fiel, me torna responsável. E como desdobramento ela exala a pertença dizendo: Eu entendo a mística (espiritualidade), vivo o carisma, adopto a pedagogia, sigo as regras, participo dos eventos, aceito os encargos.

Em Cristo e Maria, Mãe e Serva.
Kaquinda Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.